Agência Parceira: RGB Comunicação

IORM dá posse ao seu novo Conselho Deliberativo

No dia 11 de abril, tomou posse o novo Conselho Deliberativo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. Alinhado com as definições de Assembleia, órgão máximo de deliberação da organização, o Conselho define o futuro do Instituto que  completa 20 anos em 2025, tendo ao longo de sua história, assistido a mais de 14 mil crianças, adolescentes e jovens e suas famílias em Orlândia, Guaíra, Miguelópolis e Ipuã. Os membros do colegiado exercerão o mandato por dois anos (2025-2027).

De acordo com o estatuto social do IORM, os conselheiros têm como função supervisionar as atividades do IORM, aprovar os orçamentos anuais e deliberar sobre a a atuação do IORM, entre outras atividades.

Três membros já compunham o Conselho: Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que permanece como coordenadora, Valter Marcos Lorenti, Denise Sacco. Passam a integrar o órgão Daniela Camarinha, Daniela Gatti, Mônica Jacob e Dázio Vasconcelos.

A fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, que integra o Conselho Consultivo do Instituto, deu as boas vindas aos novos conselheiros. Os números que o impacto positivo gerado pelo IORM e sua estrutura de governança foi apresentado aos conselheiros pelo gerente Executivo, Rafael Albuquerque Braghiroli e pelo coordernador administrativo e advogado, Fábio Gracioli Fávaro.

O desenvolvimento institucional e posicionamento, a sustentabilidade financeira e o lançamento de publicações na área pedagógica foram definidos como trilhas prioritárias pelos Conselheiros.

 


IORM é declarado entidade de utilidade pública pela Câmara Municipal de Orlândia

A Câmara Municipal de Orlândia concedeu o título de utilidade pública municipal ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - IORM, que completa 20 anos de vida em 2025, tendo atendido a mais de 14 mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, ao longo desta trajetória.

A Lei, de autoria do vereador Vítor Fávaro Tonetto, foi aprovada pelos vereadores na sessão de 14 de abril. O Título foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. Participaram da sessão o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli, a coordenadora artística, Valéria Pasetto, o coordernador administrativo e advogado, Fábio Gracioli Fávaro, a professora Márcia Pereira de Jesus e a assistente social Laís Cunha.

 


Cia. Usina da Dança realiza apresentações em espaços de assistência social de Ribeirão Preto

O Serviço de Convivência Núcleo Jardim Marchesi recebeu no dia 27 de março, apresentação da Cia. Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. Foi o primeiro dos seis workshops que a companhia realiza em organizações públicas e escolas de Ribeirão Preto, como  contrapartida social do Projeto.

O núcleo trabalha pelo fortalecimento de vínculos atendendo a crianças e aos adolescentes, na faixa etária de 6 a 12 anos, no contraturno escolar e oferece atividades socioeducativas complementares à escola, em atividades diárias nas áreas de esporte, cultura, lazer e cidadania

“Dezessete crianças e adolescentes, puderam participar desta experiência imersiva e desta interação com a arte da dança de forma sensível e inovadora. Mais do que um espetáculo, Travessias levou ao bairro periférico um momento de troca e aprendizado. Os bailarinos-intérpretes, mediadores e crianças estabeleceram um diálogo artístico por meio do movimento, do desenho e da dobradura. A dança se revelou como expressão artística e, sobretudo, como um horizonte possível, ampliando perspectivas e despertando novos olhares sobre o próprio futuro.”, destaca a diretora artística da Cia. Usina da Dança, Valéria Pasetto.

Os assistidos pelo Núcleo tiveram a oportunidade de assistir à apresentação gratuita da célula coreográfica do espetáculo Travessias, que o IORM circulou por quatro cidades da região entre novembro e dezembro de 2024.

O projeto é uma realização do IORM e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o patrocínio das empresas Grupo Sada, Mefsa, Expresso Nepomuceno, Supermercado Paulista, Muraishi Supermercado e Maiszena Supermercado.

 


Comunidade participa do Show de Prêmios de Orlândia

Foi contagiante o espírito de solidariedade que uniu comunidade e a equipe do IORM que realizou na noite de 11 de abril, o Show de Prêmios, em frente ao Castelinho, núcleo cultural do Instituto, em Orlândia. A fachada do prédio histórico foi iluminada pela energia do público participante que entendeu o propósito e contribuiu para tornar ainda mais significativa a arrecadação de recursos do evento.

 


Feijoada do Bem: principal evento de captação do IORM, será realizado em 7 de junho

 

Imagens