Ligue-nos! (ligação gratuita) Ligue-nos! Clique aqui e nos ligue! (ligação gratuita)
Agência Parceira: RGB Comunicação

Sorria! Você está sendo filmado!

“Com a percepção das câmeras houve mudança no comportamento dos motoristas e consequente diminuição das multas de trânsito”, diz secretário de segurança

Segundo o secretário de segurança, João Batista de Camargo, o Departamento de Transito da Prefeitura de Sertãozinho verificou “significativa diminuição no número de multas aplicadas pelos agentes de trânsito desde a instalação das câmeras de segurança no centro da cidade ”. O motivo é que os motoristas, ao tomarem consciência da existência das câmeras, comportam-se de maneira correta, observando as regras de trânsito. “Pode-se afirmar que esses equipamentos contribuíram de maneira insofismável para a mudança de comportamento das pessoas. E esse é mais um benefício que essas ferramentas tecnológicas estão propiciando”, afirma. O objetivo da instalação das câmeras, segundo ele, é auxiliar na área de segurança pública.
Para instalar as câmeras, a Prefeitura de Sertãozinho gastou R$ 300 mil. São 11 câmeras, sete delas foram instaladas no mês de julho. O monitoramento é realizado 24 horas por dia pela Guarda Civil Municipal que observam as imagens captadas e também fazem o manuseio delas, que são do tipo “speed dome” com uma rotatividade de 360° e uma aproximação de 150 metros do alvo filmado.
“Essas câmeras irão proporcionar que racionalizemos a utilização de recursos humanos, entretanto com viaturas estrategicamente posicionadas para uma resposta rápida, caso haja necessidade de alguma intervenção policial”, explica Camargo. No entanto, de acordo com o secretário, ainda não tem uma avalição dos resultados obtidos com as câmeras por ser muito recente a instalação, porém tem aumentado as abordagens policiais na área central devido ao monitoramento do público que trafega no local. Ele diz ainda que a Secretaria de Segurança deverá estabelecer um período para análises e comparações da ocorrência de crimes e delitos nessas áreas monitoradas com os equipamentos. Mas que desde a instalação das mesmas não tem sido registradas ocorrências policiais na área vigiada.
Camargo explica que o critério utilizado para a escolha da área central para instalação das câmeras, “é a que apresenta a maior incidência de furtos de veículos, além de furtos e roubos a transeuntes e estabelecimentos comerciais. É o coração financeiro da cidade e onde há uma concentração maciça de pessoas e veículos”.
De acordo com o secretario está previsto para serem instaladas câmeras em mais sete pontos do centro da cidade, nas seguintes ruas: Rua Aprígio de Araújo x Rua Expedicionário Lélis, Rua Aprígio de Araújo x Cel. Francisco Schmidt, Rua Barão do Rio Branco x Rua Washington Luís, Rua Barão do Rio Branco x Rua Expedicionário Solano, Rua Sebastião Sampaio x Vol. Otto Gomes Martins, Rua Sebastião Sampaio x Cel. Francisco Schmidt, Rua Aprígio de Araújo x Vol. Otto Gomes Martins.

 

Deixe um comentário