Agência Parceira: RGB Comunicação

O QUANTO VOCÊ ACREDITA NA HISTÓRIA QUE VOCÊ CONTA, SOBRE A HISTÓRIA DA SUA EMPRESA OU DA SUA VIDA?

Um dos graves problemas na gestão de empresas e até mesmo na vida pessoal é as pessoas acreditarem na história que elas contam.

Pode soar estranho isso, mas é real e é grave.

Muitas pessoas estão acostumadas a contar uma história de sucesso se sabotando. Vestem-se para um conto de fadas e participam da festa do halloween. Provavelmente você conhece alguém assim.

Em mais de 50% dos casos em que sou acionado para encontrar uma solução frente as dificuldades que se apresentam nas empresas, me deparo com uma “grande” história de sucesso, onde a dificuldade atual é meramente situacional devido ao governo que não toma atitude, ao mercado que não reage, aos bancos que não flexibilizam, aos funcionários que não colaboram e assim se descreve uma transferência de culpa, minimizando o problema. É como se a pessoa fosse ao médico e não dissesse onde doí de medo do diagnóstico.

Todavia, quando aprofundamos nas análises da performance das empresas, identificamos problemas profundos, com graves falhas operacionais, altas dívidas e riscos tributários, dívidas bancárias fora de controle e com pagamento de juros altíssimos que estão fora da realidade do mercado e ainda dívidas com terceiros, que podem ser com o pai, com a mãe, com o cunhado, com o vizinho e que não são contabilizadas, isso quando se tem uma assessoria contábil organizada, ou pelo menos registradas nos controles internos. Nesses casos vale a frase: “devo, não nego, pago quando puder”, acrescida de “se eu lembrar”.

A causa dessa dissociação da realidade muitas vezes é uma tentativa de sobrepor aos outros ou a concorrência não assumindo os erros e até mesmo como fuga inconsciente da realidade, o que gera uma deficiência na gestão administrativa e financeira. Foca-se muito em vendas sem organizar a estrutura interna da empresa. Foca no que a concorrência está fazendo e muitas vezes copia os mesmos erros achando que é a solução para seus problemas, afundando-se ainda mais. O empresário não precisa ser gênio em tudo o que faz, mas precisa ter ao seu lado pessoas que realmente saibam analisar e fazer. Ao empresário é necessário o acompanhamento e conhecimento básico que lhe permita cobrar os resultados positivos.

A solução passa por uma organização administrativa e financeira na empresa, definindo metas, conhecendo os custos, definindo margens competitivas e projetando os resultados, para que se possa minimizar os riscos e potencializar os resultados. Na vida pessoal não é diferente.

Enquanto não assumir o compromisso de encarar as dificuldades mais distante está das soluções e continuará navegando em um oceano concorrido e que torna a água vermelha de tantas feridas expostas numa disputa insensata.

Quando se assume a realidade, planejando as mudanças e compartilhando com pessoas que possa confiar, abre-se um mar de novas possibilidades, de soluções diferenciadas e novas oportunidades. As pessoas deixam de viver uma fantasia para voltar a ter vida, respirando livremente e de consciência limpa.

Qual é a sua realidade nos negócios e na vida pessoal? Que história você está contando? Reflita sobre isso.

Eu já vi empresas quebrarem e pessoas adoecerem vivendo na ilha da fantasia para os outros, e tendo um pesadelo no seu íntimo.

Quer falar comigo sobre esse assunto? Me escreve: marcos@ marcosfrancoia.com.br ou marcos@mbfagribusiness.com